O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas assume nesta edição sua vocação de ser um espaço cada vez mais democrático para expressão e experimentação audiovisual no Brasil. Por este motivo, valoriza, prepara, estimula e premia talentos de uma nova geração de criadores que produzem e compartilham vídeos por meio das novas tecnologias digitais.
Em sua 3ª Edição, o Festival estabelece novas categorias de participação e premiação. Assim, além da categoria livre, poderão se inscrever alunos de ensino médio, universitários e participantes de ONGs, pontos de cultura e cineclubes.
O tema deste ano é O TEMPO DO AGORA. Expresse seu olhar e inscreva vídeos de 30 segundos a 90 segundos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis.
As inscrições
vão de 30 de março
a 17 de junho de 2011.
vão de 30 de março
a 17 de junho de 2011.
Quer ir além?
Mobilize sua escola, sua universidade, a ONG, o ponto de cultura ou o cineclube do seu bairro. Você concorre a prêmios e premia a instituição associada ao vídeo vencedor com cursos e equipamentos.Faça parte dessa rede de democratização do audiovisual.
Mais que um Festival
O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, alinhado com as propostas do Instituto Claro, quer levar o audiovisual e as novas tecnologias móveis para ambientes educativos formais e informais, criando novas possibilidades de aprendizado e participação social. Assim, propõe um conjunto iniciativas:- Kits Educativos compostos por Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, Guia do Educador e DVD com vídeos educativos e acervo das edições anteriores, distribuídos gratuitamente para escolas, universidades, cineclubes, ONGs e pontos de cultura de todo o Brasil;
- Oficinas gratuitas do Projeto Laboratório, voltado para a experimentação audiovisual. Os encontros acontecerão em várias localidades ao longo de 2011, beneficiando educadores e novos criadores;
- Todos os materiais educativos estão disponíveis para download gratuito, havendo também um canal contendo o acervo dos vídeos finalistas e vencedores de todas as edições em versões acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva, garantindo a acessibilidade do Festival;
- Palestras em várias capitais e Seminário aberto ao público abordando as novas fronteiras do audiovisual e as suas conexões com a educação e com as novas tecnologias móveis.
Aprenda, experimente, mostre o seu talento!
- PARTICIPE O primeiro passo é se cadastrar no site e escolher sua categoria.
- CATEGORIAS Cada participante pode se inscrever em apenas uma categoria.
As categorias são:
- Alunos de ensino médio
- Universitários
- Participantes de ONGs, pontos de cultura ou cineclubes
- Livre
- INSPIRE-SE O tema da 3ª edição do Festival é O TEMPO DO AGORA
- MÃOS A OBRA Crie seu vídeo sobre o tema proposto com 30 segundos no mínimo e 90 segundos no máximo. Você poderá utilizar celulares, câmeras digitais, webcams ou qualquer outro dispositivo móvel.
- EXPERIMENTE Seu vídeo pode ser animação, documentário, ficção ou qualquer outro gênero ou experimentação artística.
- ATENÇÃO! Cuidado com o uso de imagens e músicas sem autorização. O ato da inscrição implica a aceitação de todos os termos do regulamento. Se você for finalista, vamos solicitar as autorizações de uso de imagem e música.
- Aqui você encontra os modelos de autorizações necessárias.
- Aqui estão os alguns links de acervos livres de imagem e de música.
- CONFIRA Preparamos um miniguia de produção e vídeos educativos com dicas para tornar sua produção ainda melhor.
- UPLOAD Você pode fazer o upload de até três vídeos na categoria escolhida. Certifique-se de que o vídeo tem até 10MB e duração de 30 a 90 segundos incluindo os créditos. Os formatos aceitos pelo Festival são AVI, MPEG, MOV, WMV, FLV ou 3GP. No Educativo você encontra links com a lista de codecs de áudio e vídeo aceitas pelo Festival.
- SELEÇÃO Serão publicados os 15 melhores vídeos semifinalistas por categoria, selecionados pela Comissão Julgadora considerando:
- sensibilidade artística e intelectual;
- visão particular e original do artista;
- apropriação de conhecimentos técnicos e tecnológicos;
- expressão criativa de linguagem.
- REDES Em caso de dúvidas acesse as perguntas frequentes ou entre em contato pelo fale conosco. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo. Siga-nos no Twitter, Facebook e Orkut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário