Linux Educacional

Linux Educacional é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC).
 
O Linux Educacional se encontra na versão 3.0, usa o ambiente gráfico KDE. Esta nova versão do Linux Educacional está baseada no Kubuntu 8.04. O usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem afetar o seu computador.

O Linux Educacional vem com um programa denominado Wine. Este programa permite ao usuário utilizar programas que funcionam no Sistema Operacional Windows.

O Linux Educacional apresenta o BrOffice instalado (versão 2.4.1). Nele estão instalados o Impress, o Base, Draw, o Calc e o Writer.

Para visualizar arquivos em.pdf, o Linux Educacional apresenta o KPDF.

Na parte de Gráficos, encontramos o Kolourpaint, DigiKam, Ksnapshot] e Kooka.

Na parte de multimídia encontramos:

    * Editor de Audio Audacity
    * Editor de Vídeo Kdenlive,
    * Gravação de CD/DVD K3b
    * Reprodutor Multimídia

O Linux Educacional é voltado, principamente, para escolas, embora possa ser utilizado em computadores domésticos.

Como programas educacionais apresenta:

    * Linguagem Logo
    * Tabela periódica do elementos
    * Planetário Virtual
    * Treinamento em Geografia
    * Aprender Alfabeto
    * Estudo das Formas Verbais do Espanhol
    * Jogo de Forca
    * Revisor de latim
    * Desenho de funções matemáticas
    * Exercício com frações
    * Exercícios de porcentagens
    * Geometria Interativa (Klg),
    * Desenho
    * Editor de Testes e exames
    * Jogo Simon Diz
    * Treinador de vocabulário
    * Treinador de vocabulário e
    * Tutor de Digitação

Para quem estiver necessitando de um material bibliográfico sobre o Linux Educacional, vá em Ligações Externas no link Apostilas do Linux Educacional. Ali o usuário será direcionado à página de apostilas para download de inúmeros assuntos relacionados ao Linux Educacional.

O APTonCD é um programa prático que permite criar Cds ou DVDs contendo todos os pacotes em que foram feitos os downloads por meio do apt-get, aptitude, adept ou synaptic. Com isso, cria-se um repositório portátil que pode ser usado em outros computadores sem a necessidade de uma conexão com a internet.


Comunidade Linux Educacional

A Comunidade Linux Educacional visa ajudar a todos que queiram conhecer e utilizar o Linux Educacional. Ela apresenta fóruns (sobre diversos artigos), manuais (tais como Velox no LE, Italc, impressora, Gimp, HagáQuê, Samba, etc), permite download deste Sistema Operacional, oferece cursos e muito mais.


Painel EduKAtivo

O painel EduKAtivo, criado por Rafael Nink, visa facilitar a instalação dos pacotes educativos do MEC e outros softwares educacionais. As obras do MEC compreendem os hinos, as obras literárias e os vídeos da TV Escola. Existe o projeto de estender o painel para a instalação de hardware específicos dos pregões do MEC, configurações de rede, samba, gestão de usuários.
 
Conteúdos do MEC

O Conteúdo do MEC é constituído pelas obras do domínio público, hinos e vídeos da TV Escola.

Os hinos brasileiros são:

    * Hino à Bandeira Nacional,
    * Hino à Proclamação da República,
    * Hino à Independência e
    * Hino Nacional Brasileiro.

Os vídeos da TV Escola compreendem o equivalente a 100 DVDs de diversas disciplinas. Estão incluídos vídeos sobre Educação Especial, Ética e Saúde.

As obras de domínio público incluem 86 autores, entre eles Machado de Assis, William Shakespeare, Affonso Arinos, Charles Darwin, Cristovão Colombo, Euclides da Cunha, Luis Vaz de Camões, Olavo Bilac, Pe. Antônio Vieira, entre outros.

iTALC
O iTALC é um programa que permite ao professor controlar e enxergar outros computadores em uma rede no laboratório de Informática da escola. Além disso, pode enviar mensagens aos alunos, bloquear computadores, etc.


Atualização do Linux Educacional - Apt - get

Como todo sistema operacional, o Linux Educacional também necessita de atualização. Deverá ser feito o apt-get update e o apt-get upgrade. Em Ligações Externas vá em Apostilas do Linux Educacional. Ali será encontrada uma apostila referente a este assunto com mais detalhes.

Plopp

É um programa educativo que cria desenhos estilo cartoon em ambientes 3D sem precisar de conhecimentos de renderização a partir de desenhos 2D